Cooperativismo - 19.04.2018

Ministro da Agricultura se reúne com lideranças cooperativistas no Paraná

Participam do encontro cerca de 200 lideranças, entre presidentes e executivos das cooperativas agropecuárias paranaenses

- Divulgação

Cerca de 200 lideranças, entre presidentes e executivos das cooperativas agropecuárias paranaenses, vão discutir estratégias para o futuro do setor, nesta quinta-feira (19), em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, durante o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Agropecuárias do Paraná. Entre as autoridades presentes estarão o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, a governadora do Paraná, Cida Borguetti, e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. O encontro acontece na sede da Cooperativa Agroindustrial Coamo.

“Iremos tratar de temas relevantes para o ramo agropecuário, como o mercado de carnes e as negociações em andamento para ampliar a nossa participação internacional. Nós convidamos o ministro Blairo Maggi, que, juntamente com a sua equipe, vai apresentar o que está sendo realizado pelo Mapa com o objetivo de aumentar a comercialização dos produtos brasileiros. Hoje, as cooperativas do Paraná já exportam para mais de 100 países e um dos itens de grande peso em nossa pauta é a carne de frango. Mas há espaço ainda a ser conquistado, inclusive em relação à carne suína”, afirma Ricken.

De acordo com o presidente da Ocepar, haverá ainda debates sobre o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da safra 2018/19, com a presença do secretário de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo. “Esse é outro tema de fundamental importância para as cooperativas agropecuárias. Nós já enviamos nossas propostas ao Ministério e esperamos poder contar com o apoio da pasta para que os recursos cheguem até as cooperativas e produtores rurais no momento oportuno e em condições favoráveis”, destaca.

A programação do Fórum contempla ainda debates com a governadora Cida Borghetti, que assumiu o cargo no último dia 6 e vai apresentar o seu plano de governo. “Temos especial interesse nas ações de governo relacionadas à produção, visto que o cooperativismo do Paraná tem investido bilhões de reais por ano em agroindústrias. Também em questões tributárias, de mercado externo e da área ambiental. Há vários assuntos ligados ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e à Adapar (Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) que nos preocupam”, afirma Ricken.

No evento, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, irá apresentar o modelo adotado e os resultados alcançados pela cooperativa ao longo dos 50 anos de história.

Fonte: O Presente Rural com informações Ocepar

Dia do Porco 2018

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

VIII ClanaDia do Porco 2018ACAV 2018IntercorteINTERCONFPORK EXPO 2018