Sanidade - 01.06.2018

Ministério da Agricultura prorroga primeira etapa de vacinação contra febre aftosa

Medida foi autorizada devido ao bloqueio nas estradas com a paralisação dos caminhoneiros

- Arquivo/OP Rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) prorrogou para o dia 15 de junho a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa nos rebanhos bovinos e bubalinos de todo o país, exceto Amapá e Santa Catarina. O prazo para imunizar os animais venceria na quinta-feira (31). A medida foi autorizada devido ao bloqueio nas estradas com a paralisação dos caminhoneiros, que tem afetado todos os setores, inclusive a logística de distribuição e venda das vacinas.

Para o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Decio Coutinho, a vacina é fundamental para manter o nível de defesa do organismo de toda população bovina e a imunidade em uma mesma situação. “O rebanho é vacinado duas vezes por ano, a cada seis meses. Como no campo a situação é mais difícil e o produtor não consegue imunizar todos os animais em único dia, temos um intervalo, que é de no máximo 30 dias, para todo mundo vacinar”, comenta.

De acordo com o Ministério, os serviços veterinários deverão regulamentar a medida no respectivo Estado, para garantir os resultados da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa.

Vacinação

Nessa primeira etapa da campanha, promovida em maio, é obrigatória a vacinação e a comprovação da vacina de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. Com esse novo prazo, espera-se regularização do estoque de vacina nos revendedores, e que os produtores rurais tenham maior autonomia para a vacinação e a sua comprovação. A dose da vacina é de 5 ml para todos os animais, independente do peso e tamanho. Ao comprar a vacina nas casas agropecuárias, o produtor deve obter a Nota Fiscal de compra da vacina e o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral.

Fonte: CNA com informações AENPR

Dia do Porco 2018

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

Dia do Porco 2018INTERCONFPORK EXPO 2018ACAV 2018VIII ClanaIntercorte