Loja Agropecuária - 04.06.2018

Descubra qual a importância da Loja Agropecuária para a produção agropecuária

Todas estas questões serão respondidas neste artigo, no qual serão abordados sobre os principais produtos comercializados por este importante segmento do agronegócio brasileiro.

-

*Guilherme Augusto Vieira

O que vem a ser a loja agropecuária? Qual a sua importância para a produção agropecuária? Qual o papel social ela exerce no meio rural? 

Todas estas questões serão respondidas neste artigo, no qual serão abordados sobre os principais produtos comercializados por este importante segmento do agronegócio brasileiro.

Primeiramente vamos conhecer o conceito de Loja Agropecuária.

A Loja agropecuária é uma unidade de varejo destinada à comercialização de insumos para produção agropecuária.

As lojas podem ser híbridas, ou seja, comercializam tanto produtos para a produção agrícola quanto produtos para a produção pecuária (grande maioria das lojas deste segmento)

Nas áreas produtoras de grãos há lojas especializadas na comercialização dos principais insumos agrícolas como os defensivos vegetais (agrotóxicos), fertilizantes além de peças de reposição para equipamentos utilizados na lavoura.

Nas cidades do interior do Brasil as lojas acoplam em seu mix de produtos os produtos para o segmento pet como rações, shampoos, medicamentos, produtos específicos assim como comedouros para cães.

Destacam-se os produtos comercializados por este segmento:

 

  • Arames e Telas.
  • Carrapaticidas.
  • Cordas.
  • Ferramentas.
  • Fertilizantes.
  • Fungicidas.
  • Herbicidas.
  • Homeopatia Veterinária.
  • Hormônios Reprodutivos.
  • Brincos identificadores
  • Rações, Sal Mineral

 

  • Vacinas, vermífugos, sementes de capins e grãos, adubos, etc

 

Além dos exemplos acima, algumas lojas trabalham com itens que não são propriamente agropecuários como produtos para camping, caça, pesca, produtos para aquário além de materiais para construção civil.

Qual a importância da Loja Agropecuária para o produtor rural?

As fazendas necessitam de insumos (medicamentos veterinários, rações, sais minerais, equipamentos, adubos, sementes, inseticidas, etc.) para realizar a sua produção e “pelejar” com a fazenda no seu dia a dia.

Diante deste contexto, a Loja Agropecuária é a principal fornecedora e comercializadora dos insumos agropecuários para que o produtor rural possa executar as tarefas da fazenda.

Vale ressaltar que a Loja tem uma grande importância social, principalmente as lojas das cooperativas e as lojas do interior do Brasil, pois acaba se tornando um grande ponto de encontro entre os produtores, técnicos e fornecedores onde há disseminação de informações através do “boca a boca” e também distribuição de folhetos informativos e demais materiais de divulgação.

Grande parte dos lançamentos dos produtos agropecuários (medicamentos veterinários, novos defensivos) são lançados através das lojas.

Como está o atual estágio de desenvolvimento desta Loja Agropecuária?

Grande parte da produção agropecuária evoluiu principalmente no tocante ao aumento das produções e produtividades exigindo insumos mais modernos e que ofereça sustentabilidade a produção citando o exemplo da produção de pecuária leiteira, onde as vacas melhoraram seu rendimento produtivo mas ao mesmo tempo fica susceptível a doenças e pragas, principalmente devido as produções intensivas.

Nesta conjuntura a Loja Agropecuária vai ter que evoluir no sentido de oferecer suporte a este aumento de e melhoria das produções agropecuárias e principalmente qualificar colaboradores, principalmente os Vendedores Atendentes que é o principal contato com o fazendeiro.

  Para qualificar as Lojas Agropecuária nesta nova vertente do agronegócio o Farmácia na Fazenda – VeteAgroGestão desenvolveu algumas soluções voltadas para o segmento.

Primeira delas o Manual Revenda Agropecuária – Farmácia na Fazenda que contém diversas orientações quanto aos produtos veterinários e insumos que não podem faltar em uma fazenda além de dicas de como melhorar as vendas e planilhas com diversos produtos e indicações.

http://farmacianafazenda.com.br/wp-content/uploads/2015/05/manual-revenda1.jpg

Para adquirir o seu entre em contato com contato@farmacianafazenda.com.br ou diretamente http://farmacianafazenda.com.br/produtos/manual/manual-revenda-agropecuaria/

Recentemente foi lançado o Curso on line Entendendo os Produtos Veterinários com o intuito de orientar os lojistas e colaboradores nas vendas corretas dos medicamentos e demais insumos veterinários. Consulte sobre pacotes.

Ao finalizar este artigo chega-se à conclusão que sem as Lojas Agropecuárias o Brasil não teria uma produção agrícola e pecuária tão significativa e provavelmente a “comida na mesa” do brasileiro estaria comprometida.

Fonte: Prof. Guilherme Vieira

Intercorte

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

Dia do Porco 2018IntercorteINTERCONFACAV 2018VIII ClanaPORK EXPO 2018