InterCorte - 14.11.2017

Começa nesta quarta o maior encontro da pecuária brasileira, em São Paulo

Evento fecha o circuito InterCorte, que percorreu durante o ano os principais polos de produção de carne bovina no país, e reúne diversas iniciativas em prol da pecuária

- Arquivo/OP Rural

De 15 a 17 de novembro, o centro financeiro do país se torna a capital da pecuária nacional, com a realização do mais consistente evento da cadeia produtiva da carne bovina, que encerrará o calendário do ano do setor. Com dois auditórios e um espaço para degustação de carne e eventos gastronômicos, a InterCorte São Paulo reúne no WTC Events Center uma série de iniciativas de diversos grupos que fazem a pecuária do dia a dia e pensam no futuro da atividade. Serão oferecidas mais de 35 horas de conteúdo com uma programação diversificada que envolve todos os elos da cadeia produtiva da carne.

O evento marca o encerramento da edição de 2017 da InterCorte, circuito que percorreu os estados de Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Tocantins com as conclusões a partir do tema principal “Entender para Atender” e a realização de um painel internacional e um brasileiro para discutir os rumos da atividade.

Caminhos da Genética

Uma das novidades dessa edição do evento é o painel “Caminhos da Genética”, um desdobramento do projeto “Caminho do Boi”, iniciativa criada para que os visitantes simulem o trajeto realizado pelo animal de corte, desde a fazenda até o varejo. O Caminho do Boi já foi montado em eventos, como a Feicorte, Agrishow e InterCorte, e conta com diversas estações que mostram cada etapa do processo de produção de uma carne de qualidade, como genética, sustentabilidade, sistemas produtivos, bem-estar animal, infraestrutura e manejo, pesquisa, inovação e conhecimento, gestão, sanidade, indústria, associativismo, mercado e carne. Para que cada desses aspectos seja aprofundado e discutido, cada edição da InterCorte São Paulo terá um dia dedicado a uma estação do Caminho do Boi, começando pela genética.

No dia 15/11, mais de 30 debatedores discutirão os diversos aspectos que influenciam a genética bovina como estratégia para a pecuária. Durante todo o dia, seis palestrantes e 26 debatedores discutirão os diversos aspectos da genética em seis blocos: “Animais na Pista: Beleza Racial ou Beleza Funcional?”, “Aplicações Práticas do Melhoramento Genético: Índices, critérios de seleção, acasalamentos, cruzamentos, compra de touros e sêmen”, “O impacto no uso de animais melhoradores selecionados em Testes de desempenho e Eficiência Alimentar”, “Um passo a mais na tecnologia - O uso da Genômica no campo”, “Produtividade, Lucratividade e Sustentabilidade na utilização de animais melhorados” e “Reprodução, Fertilidade e Precocidade Sexual”.

Congresso APPS

O congresso “Caminhos para a Pecuária Sustentável”, promovido pela Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS), será realizado na tarde do primeiro dia da InterCorte. A primeira palestra “Boas práticas de manejo de bovinos de corte: implicações no bem-estar da fazenda” será ministrada por Ricardo Baldo (Somma + Consultoria), seguida pela apresentação “Nutrição de bovinos de corte” por João Menezes (CATI/SAA), “Pastagem para a produção pecuária sustentável” por Antony Sewel (Boviplan), “Melhoramento Genético e reprodução de bovinos para uma pecuária sustentável” por Rodrigo Mendonça (Exagro) e “Sanidade na produção pecuária sustentável” por Mario Garcia (Exagro). O mediador do debate final será Alcides Torres, da Scot Consultoria.

10 anos de GTPS

O segundo dia da InterCorte São Paulo será palco do evento em comemoração aos 10 anos do GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. A abertura do evento tratará da importância da articulação das cadeias de valor para o desenvolvimento sustentável, seguida por três painéis: “Desafios da pecuária brasileira e desenvolvimento sustentável”, “Engajamento da cadeia de valor e Desenvolvimento da Pecuária”, “O papel das Mesas Redondas para a evolução contínua das cadeias de valor”. Na conclusão do evento será lançada uma nova plataforma de sustentabilidade.

As redes sociais na pecuária

O painel, que será realizado na manhã do primeiro dia do evento, reunirá alguns líderes de grupos criados para debater e trocar informações de relevância sobre o desenvolvimento da pecuária nacional nas redes sociais. Participam do painel Wagner Pires - Grupo de Pastagem Sustentável, Oswaldo Furlan Junior - GPB (Grupo Pecuária Brasil), Daniel Pagotto - Tratto Consultoria, Luís Felipe Moura Pinto - Pasto On Line, Rodrigo Albuquerque – Beef Radar e Erika Bannwart GPB Rosa e NFA – Núcleo Feminino do Agronegócio.

Ainda no contexto dos grupos de discussão sobre a pecuária, o presidente da Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON), Alberto Pessina ministra na manhã da quinta-feira uma palestra com o tema “Reflexões sobre a Pecuária Brasileira”, que antecede o encontro dos grupos Beef Radar e GPB.

Workshop BeefPoint

A InterCorte também recebe, em seu segundo dia, o Workshop BeefPoint Gestão na Pecuária de Corte, que será realizado no auditório Caminhos do Boi, com renda revertida ao Hospital de Câncer de Barretos. O Workshop reunirá toda a cadeia para debater e promover a troca de informações visando aumentar a rentabilidade nas fazendas, por meio de estudos de casos de sucesso que auxiliem na melhora das métricas nas propriedades. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

Encerramento InterCorte e Painel Internacional

Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia. Em 2017, o evento passou por Cuiabá (MT) em março, Ji-Paraná (RO) e Campo Grande (MS) em julho, Araguaína (TO) em outubro e encerra em São Paulo (SP).

Para finalizar o Circuito 2017, o evento na capital paulista conta com um painel dedicado ao encerramento, com uma síntese dos pontos de desafios apresentados nas etapas da InterCorte deste ano e o que é esperado para 2018. Com o nome “Painel Brasil InterCorte – Os caminhos da Pecuária para 2018”, o evento terá a participação do pesquisador Thiago Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA-Esalq/USP, do médico veterinário e proprietário da empresa Firmasa de Tecnologia para Pecuária, Luciano Penteado da Silva, do CEO da Fazen, Vasco Oliveira Neto, do presidente da Estância Bahia Leilões, Mauricio Tonhá e do Diretor-Executivo ACRIMAT, Luciano Vacari.

A InterCorte São Paulo também contará com um painel internacional dedicado à análise do mercado global, que apresentará um panorama dos desafios e das oportunidades do mercado mundial de carnes, na tarde do último dia do evento. As apresentações mostrarão os entraves e soluções para a melhoria da competitividade do comércio mundial de carne bovina, além do cenário mundial do consumo de carne nos próximos anos, mercado para os maiores exportadores e desafios comerciais.

O painel será aberto com a palestra “Desafios no comércio global de carne bovina”, que será ministrada por Alberto Bicca, representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). O analista do Rabobank Brasil, Adolfo Fontes fará uma apresentação sobre o consumo mundial de proteína animal, seguida de um debate, moderado pelo consultor Internacional de Governos e Empresas, Francisco Vila, com o tema “Como organizar os mercados para atendimento do comércio mundial de carne bovina?”. Participam do debate Márcio Caparroz, representando a Internacional Beef Alliance (IAB), Bruno de Jesus Andrade, representando a Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON), Dennis Laycraft, em nome da Canadian Cattlemen’s Association – CCA, Francisco Manzi, pela ACRIMAT, Helder Höfing, representando a Sociedade Rural Brasileira e Cristian Lohbauer, doutor em Ciência Política pela USP.

Programação técnica

Além dos painéis, o evento terá palestras técnicas que serão realizadas durante os três dias da InterCorte. “Descrição e resultados de um sistema intensivo de cruzamento” será ministrada por Leonardo Souza, da Qualitas Melhoramento Genético, no dia 15/11 no Espaço #SOMOSDACARNE.

No auditório Integrar para Crescer, o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Leandro Martins Barbero apresentará o terma “Adubação foliar de pastagens como estratégia de intensificação”, oferecida pela OROAGRI, no dia 16/11.

Ainda no dia 16, o consultor em agronegócios, Ivan Wedeckin, falará sobre os desafios e perspectivas da economia da pecuária de corte, e aproveitará a oportunidade para promover o lançamento seu livro “Economia da Pecuária de Corte – Fundamentos e o ciclo de preços”. “Drones - saiba como melhorar a produtividade na pecuária” será o tema da palestra do Fabrício Hertz, da Horus, seguida pelo consultor Daniel Biluca, com o tema “Os dois lados da genômica aplicados em uma só fazenda”, no Espaço #SOMOSDACARNE.

Na manhã do dia 17/11, o advogado tributarista Dr. Marcos Melo ministrará a palestra “A contribuição para a Seguridade Social Funrural e a posição da pecuária brasileira”, no auditório Integrar para Crescer. No mesmo dia, Paulo Cesar Dancieri, da COIMMA, ministrará o tema “A transformação digital e a pecuária de precisão”, no espaço #SOMOSDACARNE.

Espaço Degustação

Para que os participantes possam apreciar o resultado de todo o trabalho desenvolvido pela cadeia para uma carne de qualidade, a InterCorte terá o Espaço Degustação #SomosdaCarne, com degustações de carnes e a Beef Hour. A degustação de cortes de Bonsmara Beef será realizada no dia 15/11, às 10h30 e 16h30. No segundo dia, os presentes poderão degustar as carnes da BBQ Secrets a partir das 16h30. Já no último dia, as linguiças Guarânia serão servidas durante a degustação, às 10h30 e 16h30.

Fonte: Assessoria

ACSURS

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

Nutriquest TechnofeedPORK EXPO 2018SHOW RURAL 2018ACSURSNOXONFarmácia na Fazenda