Avicultura - 08.08.2018

Qualidade de vacinação: Uma ferramenta estratégica para a indústria avícola

Desenvolvido pela Ceva Saúde Animal, CHICK Program assegura padronização da imunização das aves no incubatório

- Foto: O Presente Rural

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frango. De acordo com o United States Department of Agricultura (USDA), a produção do país crescerá 2,6% neste ano, chegando aos 13,5 milhões de toneladas. Em um cenário de crescente avanço, os investimentos em medidas de biosseguridade são os principais pilares a serem seguidos para garantir o sucesso do plantel.

Entre eles, a gestão da qualidade da vacinação, um dos pontos mais importantes dentro do sistema produtivo. É através de um programa eficaz de imunização que a granja garante a segurança da cadeia produtiva, mantendo a confiança dos clientes e consumidores. “A garantia da qualidade é imprescindível para a agroindústria e o setor de alimentos, por isso deve ser vista pelos produtores como uma ferramenta estratégica para o negócio”, afirma o Gerente de Marketing da Unidade de Aves de Ceva Saúde Animal, Tharley Carvalho.

Por isso, dentro da produção avícola o processo de vacinação no incubatório exerce um papel fundamental, garantir que as vacinas sejam bem administradas e atinjam seu potencial máximo. Visando a implementação das melhores práticas de manejo, as empresas produtoras têm investido na imunização das aves dentro desse ambiente controlado.

Em busca de uma solução para maximizar os resultados dentro do incubatório, a Ceva Saúde Animal, líder brasileira em vacinas aviárias, desenvolveu o CHICK Program (Programa de Controle de Pontos Chaves de Imunização), um projeto global presente em mais de 40 países, que consiste na visita de equipes especializadas aos incubatórios clientes com o objetivo de garantir a mais alta qualidade de vacinação para todas as aves antes da transferência para as granjas.

 “Um dos principais problemas enfrentados pelos produtores é a falta de padronização da vacinação em campo, pois o processo pode falhar em vários pontos que vão desde a aplicação até o armazenamento da vacina. Nosso objetivo ao criar o CHICK Program é assegurar que 100% das aves sejam bem vacinadas, para que desempenhem todo o seu potencial produtivo e gerem os resultados esperados”, explica Carvalho.

Para padronizar os processos de vacinação dentro do incubatório, o CHICK Program segue cinco pilares: Vacinação, observado desde os cuidados no armazenamento, preparo, até a administração; Técnicas de vacinação; Manutenção e verificação dos equipamentos; Monitoramento constante dos processos, e Treinamento contínuo das equipes.

Criado em 2009, o CHICK Program conta com um sistema integrado de gestão, que monitora e compila dados sobre a preparação de vacinas mundialmente, e dispõem de uma equipe de 175 profissionais treinados e totalmente dedicados ao programa.
Apenas em 2017, a área realizou mais de sete mil auditórias. Atualmente 60% dos incubatórios do mundo são monitorados pela Ceva.

 

Qualidade reconhecida

Para oferecer ainda mais segurança para os clientes, a Ceva submeteu o CHICK Program a um processo de avaliação que resultou na conquista do atestado de qualidade do programa homologado por um órgão de controle independente, líder global em Testes, Inspeções e Certificações, o Bureau Veritas.

Para obter o reconhecimento a Unidade de Aves realizou uma auditória que analisou a qualidade e a conformidade dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que fazem parte do código de práticas do CHICK Program, definido pela matriz na França e seguido por todas as unidades que oferecem o serviço ao redor do mundo.

O atestado do Bureau Veritas assegura que os profissionais à frente do programa seguem o código de qualidade do projeto, que se baseia em quatro pontos chaves: equipes especializadas, acesso a treinamento contínuo, visitas regulares aos incubatórios dos clientes e gestão dos equipamentos.

Fonte: Ass. de Imprensa

VIII Clana

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

EurotierSBSB 2018IntercorteFACTA Dez 2018ACSURSVIII Clana