Alltech - 05.06.2018

Conheça 3 vantagens do uso de minerais orgânicos em suínos

Além do menor impacto ambiental, uso de minerais orgânicos é benéfico para produtores e consumidores
Alltech

Alltech - Divulgação

Com o grande desafio de melhorar a eficiência na produção e manter a competitividade com práticas sustentáveis, a suplementação tem sido uma alternativa rentável ao produtor. Exemplo disso é o uso de uma dieta a base de minerais orgânicos em suínos, que traz ganhos no desempenho, uma vez que melhora a absorção de nutrientes pelo organismo. Segundo as Tabelas Brasileiras (Rostagno et al., 2017), a exigência destes elementos na forma orgânica é de 45% quando comparado dos inorgânicos para suínos.

“A partir da melhor absorção, a dose de inclusão é menor, o que melhora a rentabilidade do produtor. Com esse melhor aproveitamento, estamos redesenhando a demanda dos minerais 100% na forma orgânica”, explica o gerente Nacional para Suinocultura da Alltech do Brasil, Julio Acosta.

Confira a seguir três vantagens que são obtidas ao utilizar os minerais orgânicos:

1. Concentrações mais baixas

Em comparação aos inorgânicos, são necessários níveis de minerais orgânicos menores para garantir o mesmo desempenho nos animais. Isso ocorre por causa da biodisponibilidade dos microminerais, que facilita a absorção dos nutrientes no trato digestivo, favorecendo, por exemplo, o ganho de peso e a eficiência alimentar da granja.

2. Menor impacto ambiental

Com menores concentrações de minerais, ocorre a redução de excreção dessas substâncias no meio ambiente. Isso reduz o risco de contaminação ambiental e pode, inclusive, beneficiar os consumidores, que vão encontrar mais qualidade no produto final.

3. Retorno para o consumidor

Com o avanço da biotecnologia, cada vez mais pesquisas têm sido feitas na linha de minerais na forma orgânica. Elas têm comprovado que nesta forma, os minerais atendem às necessidades dos animais e auxiliam a alcançar um produto de qualidade produzido de forma sustentável. A genética também tem importante papel, uma vez que além da exigência nutricional, é preciso garantir que estes estejam disponíveis para o animal.

“O intuito é fornecer aos suínos os elementos na forma mais próxima à encontrada na natureza, beneficiando não só os animais como o meio ambiente. É assim que funciona o Bioplex TR, por exemplo, desenvolvido pela Alltech”, complementa.

 

Fonte: Ass. de imprensa Alltech

Intercorte

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

IntercorteVIII ClanaINTERCONFACAV 2018EurotierPORK EXPO 2018