Boehringer Ingelheim - 09.11.2017

Boehringer Ingelheim leva produtores à Itália para conhecer casos de sucesso no combate à BVD na pecuária de corte e de leite

Os participantes da Bovela Experience voltaram muito bem impactados pelos casos de sucesso no controle da BVD na Itália, tanto em pecuária de corte quando em pecuária de leite.

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal levou à Itália um grupo de 85 pecuaristas de corte, produtores de leite, representantes de revendas agropecuárias, cooperativas de leite e pesquisadores brasileiros para conhecer, in loco, casos de sucesso da vacina Bovela® no combate à temível Diarreia Viral Bovina (BVD), uma das mais presentes e importantes doenças da pecuária mundial (corte e leite). De acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), a BVD está entre as enfermidades que causam maior impacto na produção de carne e leite. Presente em praticamente todo o planeta, é o agente de diversos problemas nas fazendas brasileiras, já tendo sido identificada em todos os estados.

“Nosso objetivo foi proporcionar uma experiência para os produtores brasileiros que enfrentam a BVD e buscam novas tecnologias para proteger os animais dessa doença silenciosa, mas sempre presente”, disse Pedro Bacco, diretor de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim.

“Os participantes da Bovela Experience voltaram muito bem impactados pelos casos de sucesso no controle da BVD na Itália, tanto em pecuária de corte quando em pecuária de leite. Afinal, a BVD é uma doença silenciosa extremamente perigosa, pois provoca problemas reprodutivos (abortos, dificuldade de retorno ao cio, reabsorção embrionária, mumificação fetal); queda expressiva do ganho de peso dos animais; nascimento de bezerros fracos, que podem não sobreviver; queda da imunidade dos bovinos, abrindo a porta para o aparecimento de outras doenças; prejuízos à produção e à qualidade do leite, com aumento da contagem de células somáticas e bactérias totais; ou seja, é uma doença que além de respiratória e reprodutiva podemos classificar como produtiva.”, explica o médico veterinário Fernando Dambrós, gerente de produtos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

“Indiscutivelmente, a BVD está entre os maiores problemas da pecuária brasileira, sendo uma doença endêmica. Sua prevalência é muito elevada, representada por milhares de animais PI (Permanentemente Infectados) presentes no rebanho nacional. Mas não temos programas de controle, a não ser iniciativas individuais. A pecuária brasileira precisa de novas tecnologias para vacinar o gado contra a BVD e, assim, contribuir para a melhoria da produtividade”, destaca a dra. Maristela Pituco, do Instituto Biológico de São Paulo.

“É sempre muito bom ter novas tecnologias para combater velhos problemas. A BVD está presente no Brasil, causa enormes problemas na pecuária de corte e de leite e a Boehringer Ingelheim contribui para o seu controle com uma nova vacina viva que já tem dois anos de uso com resultados positivos na Europa”, complementa o prof. Amauri Alfieri, da Universidade Estadual de Londrina.

O empresário Feres Soubhia Filho, do grupo Alvorada de revendas agropecuárias, gostou muito do que viu na Itália. “Eles fizeram a lição de casa, controlando com muita eficácia uma doença complexa e importante. Com a chegada de Bovela® ao mercado brasileiro, os pecuaristas ganham uma potente ferramenta para combater a BVD, reduzir os problemas reprodutivos e aumentar a produtividade”, diz Feres, que conta com revendas em sete estados brasileiros.

“Sem dúvida, está aí uma nova tecnologia que poderá ser muito útil no controle da BVD na pecuária leiteira no Brasil. Atualmente, dispomos somente de vacinas polivalentes e Bovela® é focada na BVD, o que contribui bastante para o sucesso do controle da doença”, concorda Marcelo Pereira, proprietário da Fazenda Cobiça (Três Corações, MG), que produz 25 mil litros de leite/dia.

Ana Claudia de Oliveira, gerente da CCPR Itambé, reconhece a relevância e os impactos negativos da BVD. “Como amplamente discutido na mesa-redonda técnica de Bovela®, a Diarreia Viral Bovina está aí e merece atenção especial. A atividade ganha uma vacina monovalente moderna para proteção dos rebanhos contra essa doença. O seu posicionamento correto é chave para mostrar os benefícios dessa tecnologia e motivar os produtores”, ressalta.

Bovela®, a solução da Boehringer para a DVB –

Os casos de sucesso da Itália contra a BVD foram proporcionados por Bovela®, a primeira vacina viva duplamente deletada (L2D) contra a BVD. A tecnologia utilizada em seu desenvolvimento confere segurança aos animais que serão imunizados e previne a ocorrência de animais persistentemente infectados. Bovela® também protege os animais contra a incidência de outras doenças oportunistas.

“Bovela® é utilizada com grande sucesso na Europa devido aos seus diferenciais indiscutíveis em termos de eficácia, além de incorporar uma nova tecnologia que colocamos à disposição da pecuária de corte e de leite”, explica Christian Guidarini, gerente técnico global do produto, que acompanhou as visitas a propriedades pecuárias e participou da mesa-redonda técnica, que também contou com os pesquisadores Maristela Pituco (Instituto Biológico de São Paulo) e Amauri Alfieri (Universidade Estadual de Londrina).

 

Fonte: Ass. de Imprensa Boehringer Ingelheim

Farmácia na Fazenda

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

Farmácia na Fazenda