Palatabilidade de dietas para leitões - 14.06.2017

Aumentando a ingestão de ração de leitões na creche com hidroxi-microminerais

Um estudo realizado na Holanda mostra que hidroxi-microminerais podem melhorar a palatabilidade de dietas para leitões em comparação com fontes minerais de sulfato. Os resultados mostram maiores chances de ingestão máxima de ração e menores efeitos

- Foto: Divulgação

Figura 1 -

Figura 1: A ingestão de ração (em %) de leitões alimentados com livre escolha de dietas, contendo uma fonte inorgânica de microminerais (sulfatos) ou IntelliBond. *Os períodos de tempo acima denotam relevância estatística (P) 0,05.

Feed intake % of total copper – % de ingestão de ração do total de cobre

Feed intake (% of total) – Ingestão de ração (% do total)

Age of piglets (days)* - Idade dos leitões (em dias)*

Inorganic source – Fonte inorgânica

Selko IntelliBond – IntelliBond da Selko


A redução de crescimento pós-desmame representa uma das mais significativas limitações de produção para criadores de suínos. Os estressores multifatoriais que permeiam o processo de desmame podem resultar em baixa ingestão de ração devido a uma mudança abrupta e drástica na dieta desses animais.

Os leitões são acostumados a uma dieta líquida baseada em leite de porca muito palatável e energética. Tal dieta é repentinamente trocada por uma dieta baseada em ração seca/peletizada relativamente impalatável. Assim, quaisquer modificações que os formuladores possam usar para melhorar a palatabilidade ou ingestão de ração são de grande interesse para os criadores de suínos a fim de manter os níveis de ingestão durante essa transição.

Os animais podem, de modo predominante, sentir o gosto de compostos solúveis (por exemplo: sais, açúcares, etc.) devido aos seus fortes sabores. Compostos solúveis que têm gostos salgados, amargos, azedos ou doces podem ser detectados pelos suínos e afetar como eles sentem o gosto (ou palatabilidade) de uma dieta. Os hidroxi-microminerais foram desenvolvidos como uma nova fonte de minerais. Eles são virtualmente insolúveis em pH maior que 4,0, uma grande diferença em termos de palatabilidade. Comparativamente, as fontes inorgânicas de minerais, como sulfato de cobre, são altamente solúveis.

Em um estudo recente na Holanda, leitões foram tratados com livre escolha de dietas, contendo formas de sulfato de microminerais (altamente solúveis) ou os hidroxi-microminerais do IntelliBond da Selko (insolúveis). Foi descoberto que nas primeiras quatro semanas após o desmame, os leitões apresentaram uma preferência significativamente maior para dietas com hidroxi-microminerais em comparação com as dietas com sulfatos (ver Figura 1). Isso indica que o IntelliBond da Selko apresenta uma palatabilidade melhor em comparação com fontes minerais de sulfato. O benefício? Maiores chances de ingestão máxima de ração e menores efeitos adversos de palatabilidade, tais como redução do crescimento pós-desmame.

 

Guilherme Agapito – Intellibond Manager Brazil / Trouw Nutrition

Fonte: Ass. de Imprensa

NOXON

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

PORK EXPO 2018ACSURSNutriquest TechnofeedFarmácia na FazendaNOXON