Limpeza - 09.08.2018

Água quente ou fria: lavadoras facilitam limpeza de granjas

Com água quente ou fria, o uso de lavadoras de alta pressão torna mais eficiente a lavagem de diferentes áreas e equipamentos utilizados na produção de suínos

- Foto: Assessoria

O Brasil é o quarto produtor mundial de carne suína e o rígido controle sanitário e a correta limpeza das instalações das granjas - piso, paredes que dividem baias, gaiolas de gestação, maternidades, cortinas de proteção, comedouros, bebedouros, entre outros – são fundamentais para manter essa posição e conquistar novos mercados.

Uma limpeza eficiente nas instalações vazias – após a saída dos animais – inclui a limpeza seca, com a retirada de todo resíduo orgânico; a limpeza úmida, com uso de água e detergente, para limpar toda a sujeira visível; e, por fim, enxágue, secagem, desinfecção e vazio sanitário.

A limpeza úmida, geralmente feita até três horas após a saída dos animais, pode ser potencializada com o uso de lavadoras de alta pressão de água quente ou fria. “Sem elas, o serviço fica comprometido, pois além de demandar esforço adicional, as sujidades incrustadas dificilmente serão retiradas, o que facilitará a proliferação de microrganismos nocivos aos animais”, comenta Antonio Luis Francisco (PJ), diretor geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em soluções para limpeza e higienização.

Não há obrigatoriedade entre usar a água quente ou fria nas granjas de suínos, mas segundo as diretrizes de Boas Práticas de Produção de Suínos da Embrapa - http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_k5u59t7m.pdf - (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as lavadoras de alta pressão com menor vazão e água aquecida tornam mais eficientes a retirada da matéria orgânica e a lavagem de áreas de difícil acesso.

“São máquinas que facilitam a remoção de resíduos, aplicam o detergente e proporcionam economia de água e de tempo para execução do serviço. Além disso, a limpeza mecanizada dignifica o trabalhador rural, pois evita o contato direto com a sujeira”, destaca o executivo.

A JactoClean segue o pioneirismo e a tradição do Grupo Jacto em oferecer produtos confiáveis, com alta durabilidade e baixa manutenção. Em Pompeia/SP, fabrica lavadoras de alta pressão para uso em granjas e empresas que atuam no agronegócio. Um dos destaques do seu portfólio é a lavadora J15000H ECO, que usa etanol (álcool combustível) para aquecer a água. Sem similar no mercado nacional, é uma opção para quem quer soluções mais sustentáveis para a limpeza.

 

Fonte: Ass. de Imprensa

PORK EXPO 2018

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.

INTERCONFEurotierIntercortePORK EXPO 2018ACAV 2018VIII Clana