- 04.12.2017

04 dicas de comunicação para agronegócio

Rodrigo Capella -  Diretor da Ação Estratégica

Rodrigo Capella - Diretor da Ação Estratégica - Divulgação

Dois objetivos são cada vez mais comuns entre as empresas de agronegócio: ganhar ainda mais relevância no mercado e ampliar as vendas. Para ter êxito nestes desafios, é preciso investir em ações de comunicação. Compartilho a seguir quatro dicas importantes:

Diversifique as ações de comunicação

Não invista somente em participação de feiras e eventos. Amplie e ganhe visibilidade! Um cliente de agronegócio conseguiu um retorno em espaço de mídia de exatos R$ 2.405.029,00, no período de apenas um ano, com trabalho de assessoria de imprensa. O trabalho teve início com um planejamento, que determinou os temas que seriam trabalhados, as estratégias de comunicação e as mídias mais importantes para a empresa de agronegócio. Na sequência, foram agendadas entrevistas em TVs e rádios e foram publicadas matérias em sites, blogs, revistas e jornais. Também tivemos encontros de relacionamento com jornalistas e influenciadores, divulgação de artigos de opinião e visita de jornalistas e influenciadores à fábrica.

Não se esqueça das Redes Sociais

Boa parte de seus clientes está nas redes sociais. Muitos jornalistas e influenciadores se pautam pelas redes sociais. Conversas recentes com a imprensa apontam que cerca de 85% destes profissionais têm essa prática. Com a mudança de perfil, os agropecuaristas também utilizam, com frequência, o Facebook e o LinkedIn. Para não perder oportunidades de exposição, que contribuirão futuramente para a geração de negócios, as empresas de agronegócio precisam investir na divulgação de conteúdo pelas redes sociais.

Blog Corporativo é um diferencial

Um importante canal que publica informações sobre a empresa de agronegócio e sobre o mercado de atuação dela. Esse é o blog corporativo! Nele, é possível também publicar dicas e orientações para os agropecuaristas, contribuindo diretamente para que eles tenham uma maior produtividade e rentabilidade.

Invista em uma consultoria de comunicação

Recomendada para a empresa de agronegócio que quer se diferenciar ainda mais no mercado e ter uma comunicação ainda mais assertiva com os clientes e futuros clientes, a consultoria de comunicação é dividida em cinco etapas. São elas:  diagnóstico, análise da concorrência, planejamento, implementação e consolidação.

(*) Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica, empresa que funciona como uma extensão do cliente, criando e desenvolvendo estratégias de comunicação com foco sempre em resultados. A Ação Estratégica tem ampla experiência no segmento de agronegócio.

Fonte: Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica

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